Reciclagem de plástico e seus efeitos

Uma invenção presente no cotidiano em variadas cores, tamanhos, utilidades e também vida útil, porém muitas das vezes o seu descarte não é o ideal, refletindo assim, ações prejudiciais ao meio ambiente. O material plástico, esse de muita importância e ao mesmo tempo um dos materiais mais poluentes tendo um prazo de 400 anos para a sua decomposição. O seu processo de reciclagem é muito simples e eficaz, devido aos meios de tecnologicos atuais usados os quais viabiliza consumo sustentável, reduz custos de produções visando assim menor impacto ambiental.

Poluição plástica

A poluição plástica atinge principalmente áreas marinhas, estima-se que, apenas no Brasil mais de 325 mil toneladas de material plástico acabam no oceano. Esse descarte atinge principalmente o ecossistema e a atividade pesqueira.

“O Brasil produz cerca de sete milhões de toneladas de plástico por ano, quantidade que coloca o país na posição de maior produtor da América Latina. Desse montante, três milhões de toneladas são de plásticos de uso único colocados no mercado, como embalagens e produtos descartáveis (copos, talheres e sacolas plásticas). Esse total equivale a aproximadamente 500 bilhões de itens por ano, ou 15 mil itens por segundo”.

A reciclagem do plástico beneficia diretamente o meio ambiente e a vida dos seres humanos, devido ao menor uso de petróleo e seus derivados para a produção de novos matérias e principalmente, pelo volume coletado nos aterros sanitários, frisando novamente o tempo de decomposição e poluição o qual reflete diretamente a contaminação dos recursos naturais da Terra.

Impacto na vida marinha

Os dados citados acima refletem diretamente na vida marinha atingindo variadas espécies (devido a ingestão de material plástico, sufocamento ou emaranhamento).

  • No Brasil, foram necropsiados mais de 3,7 mil animais necropsiados, somente na região Sudeste e Sul do país, e 50% deles ingeriram plástico;
  • Um em cada dez animais que ingere plástico vem a óbito;
  • 85% dos indivíduos que ingeriram resíduos sólidos, inclusive plástico, são espécies ameaçadas de extinção.

Ciclo da reciclagem

Esse ciclo corresponde diretamente na economia gerando novos empregos, rendas e aumento a criação de novas cooperativas estimulando o crescimento de empresas do setor, incentivando o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias. O que fica evidente nesse processo é o fator gasto, esse que fica abaixo com uso de material coletado reciclado e também menos fasto de energia comparado à fabricação de novos materiais utilizando o petróleo como matéria prima e derivados.

  • A reciclagem de plástico descartado consiste basicamente em três processos:

  • Coleta e separação: é a separação dos resíduos de acordo com o seu material;
  • Revalorização: é a fase na qual o material já separado passa por um processo que faz com que ele volte a ser matéria-prima;
  • Transformação: fase em que o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.

Os três tipos de reciclagem plástica

  • Reciclagem mecânica

    Esse é o método mais utilizado dentro da reciclagem do plástico e consiste em moer, lavar, separar, secar e a extrusão. De forma simples, esse processo transforma os resíduos plásticos em grânulos que serão utilizados para a produção de novos itens.

  • Reciclagem química

    Neste processo, o plástico é transformado por meio de uma reação química, térmica com de despolimerização. Essa técnica é usada para recuperar os componentes químicos do plástico de forma individualizada e assim permitir a mistura de plásticos diferentes. Ela também abre espaço para a adição de outros materiais, como tintas e papéis.

  • Reciclagem energética

    Essa técnica busca recuperar a energia contida no plástico por meio de processos térmicos. Isso significa que a partir desse método é possível gerar energia elétrica usando o produto como combustível. Estima-se que 1 kg de plástico é comparável a 1 kg de óleo combustível. O processo é econômico, mas não é indicado para reciclagem, uma vez que a incineração reduz em até 90% o volume do plástico.

A.S. Coleta Urbana – Coleta de entulho segura

Para qual local o entulho será enviado? De que forma o entulho recolhido será reciclado? Será que essa empresa é legalizada? Corro risco de ser multado? Entre muitas outras dúvidas, essas passam principalmente no que diz respeito a forma como a empresa escolhida atua, afinal, muitas empresas cobram um valor abaixo e o destino dos resíduos é muito duvidosa comprometendo áreas de reservas florestais. Analisando o mercado observa-se que, a busca pelo menor preço de aluguel de caçamba é constante, porém esse valor pode sair muito caro tanto para empresa e principalmente para o meio ambiente, pois boa parte das empresas não seguem as leis ambientais e o descarte é feito de forma incorreta em áreas preservadas. Em respeito ao meio ambiente, a A.S. Coleta Urbana atua há mais de 20 anos, oferecendo sempre a melhor experiênciaem locação de caçambas a cada cliente. 

O valor cobrado pelo aluguel de caçamba está atrelado a forma como a empresa está engajada dentro das leis junto a prefeitura da cidade de São Paulo. Tudo é iniciado desde o primeiro contato até o destino final do resíduo coletado.

Alguns diferenciais: 

  • Rastreio de entulho
  • Empresa legalizada pela prefeitura
  • Ações de reciclagens
  • Equipe treinada e especializada
  • Mais de 20 anos de experiência
  • Caminhões e caçambas novas e adesivadas
  • Prevenção ao meio ambiente
  • Descarte de entulho consciente

Todas as etapas para a locação de uma caçamba exigem um trabalho em equipe e desse, a melhor forma de entregar
o serviço solicitado. Para a A.S. Coleta Urbana, manter uma estrutura com suporte focado ao cliente
é uma prioridade incondicional. São valores que motivam em oferecer sempre o melhor serviço
de locação de caçamba na cidade São Paulo.

Áreas de atuações da A.S. Coleta Urbana

Região – Central 

Aclimação, Bela Vista, Bixiga, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Campos Elísios, Glicério, Higienópolis, Liberdade, Luz, Morro dos Ingleses, Ponte Pequena, Praça da Sé, Praça João Mendes, República, Rua Augusta, Santa Cecília, Santa Efigênia, Vila Buarque, Vila Deodoro, Vila dos Ingleses, Vila Helena

Região – Oeste

Alto de Pinheiros, Alto da Lapa, Água Branca, Barra funda, Butantã, Itaim Bibi, Jd. Arpoador, Jardim Bonfiglioli, Jadim Paulista, Jardim Raposo Tavares, Juaguaré, Morumbi, Pacaembu, Parque Ipê, Perdizes, Pinheiros, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Sumaré, Vila Leopoldina, Vila Madalena, Vila Sônia

Região – Sul

Campo Belo, Cidade Jardim, Chácara Santo Antônio, Bosque da Saúde, Brooklyn Novo, Ibirapuera, Indioanópolis, Jabaquara, Jardins, Jardim América, Jardim Europa, Moema, Morumbi, Paraíso, Santo Amaro, Vila Mariana, Vila Olímpia, Vila Clementino, Vila Nova Conceição

Not found