Aluguel de caçamba e RCC (Resíduos da construção civil)

Ao ritmo crescente e sempre acelerado nas grandes metrópoles, as construções civis tem um grande impacto, e não apenas no aspecto do espaço geográfico, impacto ambiental, e sim, uma grande preocupação da população em relação de como esse resíduo será coletado,  reaproveitável ou posteriormente reciclado pelas empresas contratadas responsáveis. As cobrança da sociedade e fiscalizações de leis ambientais mais rigorosas obrigam as empresas do setor a terem um cuidado extra, visando não apenas a coleta desses resíduos, mas também buscar uma forma de reutilizá-los, incentivando assim, a terem um melhor planejamento para um melhor descarte.

O que são resíduos de contrução civil?

Os resíduos da construção civil são aqueles provenientes de construções, reparos, reformas e demolições de obras da construção civil, resultantes da preparação e da escavação deterrenos. Segundo a Resolução de número 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), datada de 05 de julho de 2002, são considerados resíduos da construção civil materiais considerados como entulhos nas obras, tais como: 

  • Tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas
  • Colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso
  • Telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica

Como é feita a classificação do RCC

O objetivo da classificação dos resíduos da construção civil é ajudar a indústria na destinação e no reaproveitamento de tais materiais que foram coletados, e em alguns casos podem passar por processo de reciclagem. O CONAMA em sua Resolução de número 307 ART. 3º classifica estes resíduos da seguinte forma:

Classe A

São os resíduos da construção civil reutilizáveis ou recicláveis como agregados, são exemplos materiais: 

  • De construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;
  • De construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc.), argamassa e concreto;
  • De processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc.) produzidas nos canteiros de obras.
 
Classe B
  • São resíduos da construção civil recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras, embalagens vazias de tintas imobiliárias e gesso.
 
Classe C
  • São os resíduos da construção civil para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação.
  • São exemplos de resíduos da classe Cos: sacos de cimento e argamassas, espumas expansivas, fitas de amarração de blocos de concreto, telas de proteção, dentre outros.
 
Classe D
  • São resíduos da construção civil perigosos, oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos ou demais materiais contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e objetos que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.

Cadastro de grande gerador de RCC

Como comentado nesse material, muitas leis foram criadas para fiscalizar as grandes empresas geradoras de RCC, e como as legislações brasileiras estão mais atuantes nos últimos anos. Abaixo algumas informações importantes:

Para o cadastro de Grande Gerador de RCC, basta acessar a página: https://cadastros-spregula.coletas.online/auth/Opcoes, preencher os campos necessários e anexar os documentos solicitados para análise desta Agência. Os cadastros que antes eram feitos de maneira presencial, agora são realizados no formato eletrônico e on-line. O interessado pode acompanhar o andamento das suas solicitações no próprio sistema.

Após todas as aprovações necessárias por parte da SP REGULA, será disponibilizado o boleto relativo ao preço público para efetivação deste cadastro. Após o pagamento e posterior confirmação pela Secretaria da Fazenda o cadastro estará liberado.

  • Preço público Decreto nº 62.087 : R$ 286,50 ( valor de 2023 )

 

A.S. Coleta Urbana – Coleta de entulho segura

Para qual local o entulho será enviado? De que forma o entulho recolhido será reciclado? Será que essa empresa é legalizada? Corro risco de ser multado?Entre muitas outras dúvidas, essas passam principalmente no que diz respeito a forma como a empresa escolhida atua, afinal muitas empresas cobram um valor abaixo e o destino dos resíduos é muito duvidosa comprometendo áreas de reservas florestais.Analisando o mercado observa-se que, a busca pelo menor preço de aluguel de caçamba é constante, porém esse valor pode sair muito caro tanto para empresa e principalmente para o meio ambiente, pois boa parte das empresas não seguem as leis ambientais e o descarte é feito de forma incorreta em áreas preservadas.Em respeito ao meio ambiente, a A.S. Coleta Urbana atua há mais de 20 anos, oferecendo sempre a melhor experiênciaem locação de caçambas a cada cliente. O valor cobrado pelo aluguel de caçamba está atrelado a forma como a empresa está engajada dentro das leis junto a prefeitura da cidade de São Paulo. Tudo é iniciado desde o primeiro contatoaté o destino final do resíduo coletado.

Alguns diferenciais: 

  • Rastreio de entulho
  • Empresa legalizada pela prefeitura
  • Ações de reciclagens
  • Equipe treinada e especializada
  • Mais de 20 anos de experiência
  • Caminhões e caçambas novas e adesivadas
  • Prevenção ao meio ambiente
  • Descarte de entulho consciente

Todas as etapas para a locação de uma caçamba exigem um trabalho em equipe e desse, a melhor forma de entregar
o serviço solicitado. Para a A.S. Coleta Urbana, manter uma estrutura com suporte focado ao cliente
é uma prioridade incondicional. São valores que motivam em oferecer sempre o melhor serviço
de locação de caçamba na cidade São Paulo.

Áreas de atuações da A.S. Coleta Urbana

Região – Central 

Aclimação, Bela Vista, Bixiga, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Campos Elísios, Glicério, Higienópolis, Liberdade, Luz, Morro dos Ingleses, Ponte Pequena, Praça da Sé, Praça João Mendes, República, Rua Augusta, Santa Cecília, Santa Efigênia, Vila Buarque, Vila Deodoro, Vila dos Ingleses, Vila Helena

Região – Oeste

Alto de Pinheiros, Alto da Lapa, Água Branca, Barra funda, Butantã, Itaim Bibi, Jd. Arpoador, Jardim Bonfiglioli, Jadim Paulista, Jardim Raposo Tavares, Juaguaré, Morumbi, Pacaembu, Parque Ipê, Perdizes, Pinheiros, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Sumaré, Vila Leopoldina, Vila Madalena, Vila Sônia

Região – Sul

Campo Belo, Cidade Jardim, Chácara Santo Antônio, Bosque da Saúde, Brooklyn Novo, Ibirapuera, Indioanópolis, Jabaquara, Jardins, Jardim América, Jardim Europa, Moema, Morumbi, Paraíso, Santo Amaro, Vila Mariana, Vila Olímpia, Vila Clementino, Vila Nova Conceição

Not found