Descarte de lixo doméstico e o
uso de caçamba de entulho
Quando o tema é sobre descarte de lixo doméstico, não há como não tirar a responsabilidade da população, essa é responsável direta pela geração de resíduos, desde a compra de um item de consumo até o destino final do mesmo, porém não há uma preocupação geral em relação ao ciclo do lixo. Atualmente, existem muitas informações em relação ao descarte correto, isso de alguma forma já é um ponto positivo na conscientização de um ambiente mais saudável e até mesmo para se obter um melhor equilíbrio ambiental e sustentável. A metrópole que mais descarta lixo doméstico diariamente é a cidade de São Paulo, em média cada habitante descarta um quilo de lixo por dia. Tratando-se da maior cidade do país, com 12 milhões de pessoas, gerando todos os dias 12 mil toneladas de lixo doméstico, o que atrai atenção são todas as variações encontradas nesses descartes, desde recicláveis a orgânicos não há previamente uma separação apropriada, essa pouco usada como de habito.
Lixo domiciliar – Orgânicos e inorgânicos
Conhecido também como: lixo doméstico ou residencial, é um resíduo produzido diariamente por cada habitante, esse pode ser: materiais orgânicos (folhas, ossos, resto de comida, madeiras, dejetos humanos) são resíduos que sofrem uma decomposição natural, porém uma grande quantidade desse lixo abandonada pode provocar o desenvolvimento de microrganismos que, muitas vezes, são agentes de doenças, além de exalar um odor muito forte. Existe também os inorgânicos, esses não possuem origem biológica, e sim, produzida em grande escala (embalagens, vidros, plásticos, alumínio, papeis). O grande problema desse tipo de resíduo é o seu tempo de decomposição na natureza, ainda mais quando não descartado e reciclado incorretamente.
Coleta seletiva e reciclagem
Uma alternativa encontrada para a diminuição da quantidade de lixo é através da coleta seletiva (recolhimento de resíduos que são classificados de acordo com as suas origens) são separados por contendores indicado por cores. Os resíduos podem ser orgânicos, recicláveis, lembrando que, material hospitalar e radioativos possuem uma outra forma de descarte.
O uso de caçamba de entulho
Como próprio título já diz, as caçambas são preparadas para recebimento de resíduos de obras, demolições e reformas no geral são: tijolo, concreto, madeira, pedra, areia e outros. O que implica no transporte de resíduos domésticos junto ao material de construção citado, é a forma como esse descarte no local incorreto pode afetar o meio ambiente. O lixo domestico contamina os resíduos de obras coletados devido as suas substancias tóxicas e nocivas, sem dizer da alta contaminação do solo, água, fauna e até mesmo do ar. Cabe ressaltar, o uso de caçambas para transporte de lixo doméstico é ilegal e cabível de multa e outras penalidades, afinal essa ação apenas tem como objetivo em contribuir com a degradação do meio ambiente.
Triagem de entulho e responsabilidade ambiental
Nesse ponto, as empresas responsáveis devem manter o total controle dos resíduos coletados, através da triagem de entulho. Com esse processo, os matérias recicláveis são separados dos resíduos de construção e posteriormente direcionados as empresas que realizam a reciclagem. O que dificulta essa ação, são os resíduos domésticos encontrados tornando o processo mais demorado e trabalhoso até comprometendo a reciclagem do material coletado.
A.S. Coleta Urbana – Coleta de entulho segura
Para qual local o entulho será enviado? De que forma o entulho recolhido será reciclado? Será que essa empresa é legalizada? Corro risco de ser multado?Entre muitas outras dúvidas, essas passam principalmente no que diz respeito a forma como a empresa escolhida atua, afinal muitas empresas cobram um valor abaixo e o destino dos resíduos é muito duvidosa comprometendo áreas de reservas florestais.Analisando o mercado observa-se que, a busca pelo menor preço de aluguel de caçamba é constante, porém esse valor pode sair muito caro tanto para empresa e principalmente para o meio ambiente, pois boa parte das empresas não seguem as leis ambientais e o descarte é feito de forma incorreta em áreas preservadas.Em respeito ao meio ambiente, a A.S. Coleta Urbana atua há mais de 20 anos, oferecendo sempre a melhor experiênciaem locação de caçambas a cada cliente. O valor cobrado pelo aluguel de caçamba está atrelado a forma como a empresa está engajada dentro das leis junto a prefeitura da cidade de São Paulo. Tudo é iniciado desde o primeiro contatoaté o destino final do resíduo coletado.
Alguns diferenciais:
- Rastreio de entulho
- Empresa legalizada pela prefeitura
- Ações de reciclagens
- Equipe treinada e especializada
- Mais de 20 anos de experiência
- Caminhões e caçambas novas e adesivadas
- Prevenção ao meio ambiente
- Descarte de entulho consciente
Todas as etapas para a locação de uma caçamba exigem um trabalho em equipe e desse, a melhor forma de entregar
o serviço solicitado. Para a A.S. Coleta Urbana, manter uma estrutura com suporte focado ao cliente
é uma prioridade incondicional. São valores que motivam em oferecer sempre o melhor serviço
de locação de caçamba na cidade São Paulo.
Áreas de atuações da A.S. Coleta Urbana
Região – Central
Aclimação, Bela Vista, Bixiga, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Campos Elísios, Glicério, Higienópolis, Liberdade, Luz, Morro dos Ingleses, Ponte Pequena, Praça da Sé, Praça João Mendes, República, Rua Augusta, Santa Cecília, Santa Efigênia, Vila Buarque, Vila Deodoro, Vila dos Ingleses, Vila Helena
Região – Oeste
Alto de Pinheiros, Alto da Lapa, Água Branca, Barra funda, Butantã, Itaim Bibi, Jd. Arpoador, Jardim Bonfiglioli, Jadim Paulista, Jardim Raposo Tavares, Juaguaré, Morumbi, Pacaembu, Parque Ipê, Perdizes, Pinheiros, Raposo Tavares, Rio Pequeno, Sumaré, Vila Leopoldina, Vila Madalena, Vila Sônia
Região – Sul
Campo Belo, Cidade Jardim, Chácara Santo Antônio, Bosque da Saúde, Brooklyn Novo, Ibirapuera, Indioanópolis, Jabaquara, Jardins, Jardim América, Jardim Europa, Moema, Morumbi, Paraíso, Santo Amaro, Vila Mariana, Vila Olímpia, Vila Clementino, Vila Nova Conceição